A recuperação judicial de empresas, a Falência e a Administração Judicial estão regulamentadas na Lei nº 11.101/2005.
São ferramentas jurídica adotadas pelo sistema brasileiro que têm por objetivo ajudar empresas viáveis a superar momentos de dificuldade ou até mesmo visando o encerramento das atividades empresariais da pessoa jurídica devedora, de forma que os credores sejam devidamente pagos, proporcionalmente ao crédito de cada um ou para que sejam reduzidos ao máximo os prejuízos.
Teoria Geral do Direito Empresarial. A Empresa e o Empresário. Obrigações dos Empresários e Regime Empresarial . Auxiliares dos Empresários. Estabelecimento Empresarial. Propriedade Industrial. Teoria Geral do Direito Societário. Formas Societárias. Sociedade Limitada. Sociedades por Ações. Grupos de Sociedades e Operações Societárias. A Desconsideração da Personalidade Jurídica.
Legislação e objeto. Legitimidade. Empresários não alcançados. Competência. Atuação do Ministério Público. A lei nº 11.101/2005: Disposições preliminares. Disposições comuns à recuperação e à falência. Requisitos para a recuperação judicial. Créditos sujeitos aos efeitos da recuperação judicial. Cessão fiduciária de recebíveis (“trava bancária”) . Processo de recuperação judicial . Do pedido e do processamento da recuperação judicial. O plano de recuperação judicial. Deliberação sobre o plano e cram down . Alguns aspectos após a concessão da recuperação judicial. Tratamento aos bens do devedor em recuperação. Alienação de Unidade Produtiva Isolada (UPI) e estabelecimento. Grupos empresariais e recuperação judicial. Encerramento da recuperação judicial . Convolação da recuperação judicial em falência . Recuperação judicial das microempresas e das empresas de pequeno porte. A recuperação extrajudicial
Introdução . Pressupostos da falência ( Qualidade do devedor, Insolvência Jurídica, Sentença da falência, Pluralidade de credores). Processo falimentar( Etapa pré-falimentar, Etapa falimentar). Sentença de encerramento da falência. Principais efeitos da falência ( Quanto à pessoa do falido, Quanto aos bens do falido, Quanto aos credores do falido, Quanto aos atos do falido, Quanto aos contratos do falido). Crimes previstos na Lei de Recuperação e Falência. Decisões, recursos possíveis e prazos.
Atos de Constrição sobre os bens do devedor. Stay Period. Plano alternativo de Recuperação Judicial. Bens de capital Essenciais. Arbitragem e o Procedimento Arbitral. Financiamento de empresas em recuperação judicial. Dívidas tributárias. Renegociação com benefícios para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Plano de recuperação Judicial. Produtor Rural. Habilitação de Créditos. Constatação prévia.
Aspectos gerais da administração judicial. A visão moderna do administrador judicial. Empresas especializadas em Administração Judicial. A importância de reunir competências multidisciplinares e o AJ assumindo papel de mediador no processo. Critérios de nomeação do Administrador Judicial (art. 52, I). Fixação de remuneração do Administrador Judicial – critérios de fixação. Acompanhamento da remuneração e técnicas para garantir a remuneração adequada, sem superação dos limites legais.
Resolução nº 1, de 8 de Junho de 2007
Resolução Nº 1, de 6 de Abril de 2018
Aqui você pode fazer escolhas!
Queremos que você sinta-se confortável com sua pós-graduação e pensando nisso optamos em deixar você escolher algumas etapas em seu processo de formação.
Você pode assistir a gravação da aula.
Escolha pagar à vista ou em até 18x sem juros.
Você pode fazer uma disciplina que te prepara para a sala de aula presencial ou virtual, é opcional.
Escolha fazer ou não trabalho de conclusão de curso.