CURSO DE FORMAÇÃO DE MEDIADORES E CONCILIADORES JUDICIAIS
40h aulas online | Modalidade Síncrona
40h Plataforma EAD | Modalidade Assíncrona
80h - Estágio Supervisionado
Resolver conflitos tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil em nosso dia a dia, seja em razão da complexidade, da quantidade ou da dificuldade em se comunicar com o outro lado.
Diante da constatação dessa dificuldade é que se verifica a importância da capacitação em técnicas de negociação, mediação e conciliação, que propiciam ao profissional uma atuação especializada e focada em soluções prospectivas construídas pelas próprias partes envolvidas.
Nesse sentido, o CURSO FORMAÇÃO DE MEDIADORES E CONCILIADORES JUDICIAIS oferecido pela Faculdade ATAME, possibilita ao aluno credenciar-se como mediador judicial junto ao TJDFT, bem como compor o Cadastro Nacional de Mediadores.
Ademais, com a capacitação, o mediador estará apto a atuar como mediador em câmaras privadas de mediação e conciliação, advogado colaborativo ou em setores internos de empresas como recursos humanos, gestão de contratos entre outros.
O curso foi formatado nos moldes exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM com 40 horas de aulas teóricas online, na modalidade síncrona, 40 horas de aulas assíncronas em plataforma EAD e 80 horas de estágio supervisionado.
O aluno poderá optar por cursar apenas o módulo teórico ou os módulos teórico e prático, ressaltando-se que apenas se habilita como mediador judicial aquele que cursar os dois módulos.
1.1 Panorama Histórico dos meios consensuais de solução de conflitos no Brasil.
1.2. A Resolução 125/2010 do CNJ e a Política Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos.
1.3. Autocomposição no Novo CPC. 1.2. Lei 13.140/2015.
2.1. Sistema multiportas de acesso à justiça.
2.2. Métodos heterocompositivos.
2.2.1. Processo judicial.
2.2.2. Arbitragem.
2.3. Métodos autocompositivos.
2.3.1. Negociação.
2.3.2. Mediação.
2.3.3. Conciliação.
2.3.4. Cabimento da autocomposição.
2.4. A estruturação do sistema autocompositivo nos tribunais.
3.1. Percepção, ações voltadas à resolução de disputas e reação.
3.2. Espirais de Conflito.
3.3. Processos construtivos e destrutivos.
4.1. Conceito.
4.2. Comportamento competitivo e colaborativo.
4.3. Equilíbrio de Nash.
4.4. Ponderação entre ações competitivas e os resultados de médio e longo prazo.
4.5. Teoria dos jogos e mediação.
5.1. Rapport.
5.2. O tom da mediação.
5.3. Comunicação verbal e não verbal.
5.4. Recontextualização.
5.5. Despolarização. Validação de sentimentos.
5.6. Comunicação não violenta (CNV) e mediação.
5.7. Os quatro passos da CNV.
6.1. Conceito de negociação.
6.2. Como separar as pessoas do problema?
6.3. Interesses x posições.
6.4. Geração de opções e ganhos mútuos.
6.5. Critérios objetivos para a negociação.
6.6. Melhor Alternativa à negociação de um acordo – MAANA.
6.7. Tipos de Negociação.
6.7.1. Negociação distributiva.
6.7.2. Técnicas.
6.7.3. Orientação para uma negociação distributiva eficiente.
6.7.4 Negociação integrativa.
7.1. Definição de mediação de conflitos.
7.2. Mediação x conciliação.
7.3. Tipos de mediação.
7.4. Princípios da mediação.
7.5. Objetivos da mediação.
7.6. Os agentes da mediação.
7.7. Sujeitos do Processo.
7.8. A formação do mediador e o seu papel.
7.9. Código de ética dos mediadores.
7.10. Estrutura do processo de mediação.
7.11. Escopo da mediação.
7.12. Benefícios.
8.1. Como se preparar para a mediação.
8.2. Estratégias para a condução da mediação.
8.3. A preparação do ambiente para a mediação.
8.4. Reunião de informações.
8.5. Declaração de abertura.
8.6. Resumo.
8.7. Recontextualização.
8.8. Identificação de questões, interesses e sentimentos.
8.9. Resolução de questões.
8.10. Registro das soluções encontradas.
8.11. Como estimular mudanças de percepções e atitudes.
8.12. A construção do acordo.
8.13. Encerramento da mediação.
9.1. Exercícios simulados com os alunos desempenhando diferentes partes na mediação.
9.2. Desenvolvimento das habilidades aprendidas.
9.3. Empatia.
9.4. Feedback.
Processo SEI 0017880/2022
Necessário ter 2 anos de formação no ensino superior.
Com fundamento nas balizas do diálogo, da efetividade de soluções e da condução técnica por profissional habilitado (mediador/conciliador) foi criada a Política Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos pela Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça e, desde então, todos os tribunais instalaram estruturas para atendimento especializado na área de mediação e conciliação.
Além disso, inúmeras câmaras privadas de mediação e conciliação foram instaladas para atender à crescente demanda por soluções de conflitos mais céleres e com menos custos.
O aluno poderá trocar ideias e dissolver dúvidas por meio da plataforma virtual.
Escolha pagar à vista ou em até 10x sem juros.
Aulas síncronas e atividades assíncronas.
Ambiente virtual de ensino (plataforma Moodle) com interação recíproca entre alunos e docentes.